terça-feira, 12 de junho de 2012

Wetsuit: roupa de neoprene - Obrigatório o uso no inverno para Surfar.


Para quem pretende surfar no inverno no Rio Grande do Sul, é fundamental uma boa e quente roupa de neoprene. O mar por aqui “gela”!!!
O mercado hoje oferece muitas marcas, modelos e valores. Agora a maior dúvida de todo surfista, principalmente o iniciante, é qual a melhor opção para enfrentar a areia e o mar gelado, o vento minuano “cortando” e o sol fraco.
As wetsuits (roupas de neoprene ou borracha) são desenvolvidas e testadas para as mais diferentes variações de temperatura. A função do neoprene é manter o calor do corpo e não deixar a água e o frio penetrar; Funciona como um isolante térmico, mas depende muito do condicionamento físico do surfista. Se este ficar muito tempo sem se mexer, parado, sentado na prancha, o corpo não produzirá energia, calor, e assim começará a esfriar, limitando o seu tempo no mar.
A temperatura da água, o vento, o sol, o tempo nublado, chuva, são variantes do tempo que influenciam diretamente na eficiência da roupa.
No litoral gaúcho a temperatura média é 15 graus e do mar 10 graus ou menos, no inverno, agora nos dias bons mesmo de surf, que normalmente são durante o ápice das frentes frias, o vento polar, conhecido como “minuano”, derruba a sensação térmica, que poderá chegar a 0 grau! É muito frio!!
Ficar sentado no outside esperando onda é dureza, com roupas “básicas”, sem costuras seladas e de espessuras 3 ou 2 milímetros. Para os meses de junho, julho e agosto, recomendo uma roupa com espessuras 4 x 3, botas, luvas e touca, muita disposição e principalmente um bom condicionamento físico.

O inverno é a melhor temporada de ondas do litoral gaúcho e para aproveitar todo seu potencial é fundamental estar bem equipado, com as roupas certas, para não passar frio e desistir de surfar, não importando o seu grau de habilidade: surfista iniciante ou experiente.